Dia de Muertos e a Moda

Hoje é dia de finados, mas pouca gente sabe que, apesar de a Igreja Católica ter tomado posse desse feriado, ele começou há muitos e muitos anos (antes da chegada dos europeus) no México. Existem registros que até o povo Maia já comemorava a data celebrando a vida no Día de Muertos.

“E o que isso tem a ver com moda, Iana?” – você me pergunta. Eu respondo: “Olha a seu lenço de caveirinha dentro do armário para descobrir” 😉

Isso mesmo, o caveirismo (que a gente tanto ama), mais especificamente aquela caveira mexicana hiper colorida, é símbolo dessas festividades (que têm mais de três mil anos) na América Central.

Acho que não há como negar que o precursor do movimento foi Alexander McQueen com os lenços (e depois sapatilhas, carteiras…) de caveira. As celebridades adotaram e não demorou muito para o mundo da moda mergulhar de cabeça (ai, esses trocadilhos!) na estampa.

Na hora de colocar a caveira para fora do armário, é sempre bom lembrar que se a estampa for preta e branca (normalmente é), dá para jogar um ponto de cor na base. Fica charmoso todavida.

E agora sempre que você vir uma dessas na rua, principalmente as coloridas com flores nos olhos, você já sabe exatamente de onde veio 😉

Moda também é cultura, viu? Sou só eu ou mais gente se contagiou com o feriado? 😛

Marcado:, ,

3 pensamentos sobre “Dia de Muertos e a Moda

  1. Flávia 2 de novembro de 2011 às 22:09 Reply

    Eu resisti um pouco no início da tendência, achava que ia atrair a morte se ficasse usando caveiras. =/
    Mas superei meus problemas psicológicos e agora abraço as caveirinhas! ^^

  2. Giulia Travassos 7 de novembro de 2011 às 19:28 Reply

    Iana, tudo bom? Você sabe onde pode comprar uma legging de caveira? Tô procurando feito louca, mas não acho. Acho super tendência o caveirismo, cada vez mais eu vejo as meninas aderindo.
    Beijos!

    • Iana 8 de novembro de 2011 às 07:49 Reply

      Oi, Giulia! Então, tinha na FARM uma azul marinho com caveiras pretas.
      Era uma graça e acho que ainda dá para encontrar! 🙂

      Bjs!

Deixe um comentário

