Desabafo Bloguístico

(imagem: electronic frontier foundation)

O mundo dos blogs de moda é lotado de confraternizações e polêmicas, que acredito que só quem faz parte conhece. Até aí, considero tudo muito saudável. Desde que coloquei os pés nessa região, já tive o prazer de cruzar com nomes peso-pesado da blogosfera, peso-médio e alguns peso-pena. E nesses esbarrões pelos corredores da bienal, encontrinhos programados, twitter e a polêmica e inteligentíssima De Chanel na Laje, sempre me intrigou a simpatia dessas meninas mais do que consagradas e o peito inflado de razão e vaidade de outras que, apesar da importância e com todo o respeito, não correspondem a 1/5 da popularidade e “fama” daquelas quatro ou cinco que conseguiram firmar o próprio nome nesse segmento da internet. Tendo isso em vista, começam a bradar aquelas vozes, normalmente vindas do grupo de pessoas que se acha cheio de direitos e com poucos deveres em relação à senhora educação, de que “blogueira importante é aquela que começou a ‘blogar’ há mais de não-sei-quantos-anos”, criando um termo (usado errôneamente) chamado blogueiras ‘old school‘. Peraí! Então de acordo com essa (i)lógica, eu escrevo para blogs e sites de moda profissionalmente desde muito nova, ou seja, enquanto a maioria ainda estava abrindo a conta no blogspot eu já lucrava com esse trabalho. Isso significa que eu sou mais profissional do que as auto-proclamadas ‘old school’? Faça-me o favor! Blogueira profissional é quem faz desse mundo uma profissão, blogueira competente é quem a maioria elege, e quem discordar da maioria pode eleger a sua! Não é preciso seguir a maré nem se incomodar com o fluxo do rio. Pois eu, no meu mundinho que é onde a minha opinião de fato vale, digo que blogueira importante é quem agrega conteúdo, é quem sabe do que está falando, ou sinceramente, quem só se diverte com o que está fazendo. Porque se os blogs x, y e z têm milhões de acessos por mês, há sempre quem discorde e se os blogs f, g e h têm pouco público, acreditem, há quem goste! A sua opinião pouco vale para um todo e muito vale para o seu navegador pessoal, portanto, coloque o poder que você (de fato) tem em prática. O mundo virtual é tão grande que dificilmente você vai precisar “esbarrar” em alguma esquina com o seu desafeto. Termino meu desabafo com uma frase de Maria Prata “blog é uma janela que todos podem abrir.” portanto, respeitemos a casa alheia (e voltemos à programação normal).

7 pensamentos sobre “Desabafo Bloguístico

  1. lancelloti 19 de junho de 2010 às 17:47 Reply

    “blogueira importante é quem agrega conteúdo, é quem sabe do que está falando, ou sinceramente, quem só se diverte com o que está fazendo.” – concordo plenamente. eu tb desabafei recentemente lá no meu blog tb e disse algo bem parecido. haha

    Beijo grande, ótimo post.

    • Iana 19 de junho de 2010 às 17:49 Reply

      coloca o link do seu blog aqui para eu dar uma olhada! =)
      Bjos!

  2. drica 19 de junho de 2010 às 18:47 Reply

    Curti muito tudo que você disse!!
    Eu mesma já “abandonei” um ou outro blog ‘old school’, pela falta de respeito com o leitor, por ser “vendido” pra publicidade ou por ser muito fútil mesmo…
    Acho super nada a ver essas “panelinhas” criadas ¬¬
    Não acho que importe há quanto tempo tá no ar ou quantos comentários por post recebe. O que importa é o conteúdo!
    Adoro seu blog, Iana. Beijos

  3. Danielle 19 de junho de 2010 às 19:06 Reply

    Menina, falou pouco mais falou bonito!

    Por isso sigo seu blog!

    Parabéns

  4. Camila 20 de junho de 2010 às 00:06 Reply

    Olá,

    Gostei mto do post.
    Estava navegando pelo blog, tb adorei.

    Se der, dá uma passadinha no meu.!

    beijoos ;

  5. Carol 21 de junho de 2010 às 00:06 Reply

    Adorei o post desabafo!
    Acho que muitas blogueiras pensam que por ter muitos comentários, faz com que o blog delas sejam melhores que os outros.. .
    Já vi tantos blogs excelentes por ai que não tem muitos comentarios porem tem uma qualidade incrível no que escrevem e no que postam. O que eu gosto muito!
    Acho que o blog que não tem tantos comentários, são os que mais tem leitores fiéis e que são sinceros. Muitos outros blogs tem varios comentarios elogiando até mesmo uma coisa sem sentido, o que não é bom. Não é verdade?
    Adoro o seu cantinho, mesmo não comentando muito por aqui, como o é tendencia fica no Blogroll sempre dou uma passadinha e leio seus posts, que são muito bem escritos e que eu como uma blogueira iniciante de 17 anos, me inspiro no seu modo sincero de escrever o que voce pensa. De verdade!

    Um Beijo :*

  6. Monique Zilli 22 de junho de 2010 às 21:33 Reply

    Adorei o que vc escreveu! E por falar em comentário, imagina se o site de Lilian Pacce dependesse de comentários para fazer o sucesso que faz? Se for ver, raramente tem um comentário lá.
    Hoje, eu deixo muitas vezes de ler os “old school” para ler os novos blogs que aparecem e que realmente prende minha atenção.
    Adorei o blog!
    Bjoos

Deixe um comentário

